Veja os 10 golpes mais comuns contra idosos e saiba como evitar
Não tem como negar que com o avanço das tecnologias, o público que mais tem sofrido golpes na internet são os idosos. Dessa forma, saiba como evitar 10 modelos de ataques cibernéticos feito por criminosos recentemente. Nesse modo, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) fez um alerta sobre os crimes.
Os mais comuns tem sido falsa central telefônica, falso empréstimo consignado, ajuda em ATMs, falso presente de aniversário/falso brinde, golpe de vendas falsas, phishing (pescaria digital), golpe do Whatsapp, golpe do falso motoboy, golpe da troca de cartão e, por último, golpe do falso sequestro.
Com base na Febraban, este grupo criminoso se aproveita da ingenuidade dos idosos. “Os criminosos abusam da ingenuidade ou confiança do idoso para obter informações que podem ser usadas para que tenham acesso não autorizado a dados bancários. Temos de conscientizar e instruir os idosos sobre medidas a serem adotadas para prevenir, identificar e denunciar o problema”, disse em comunicado José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Como evitar os 10 golpes mais comuns contra idosos?
O golpe da falsa central telefônica tem sido comum e os criminosos entram em contato com a vítima se passando por funcionário do banco e informa que há irregularidades na conta. Nesse modo, para previnir é importante verificar a origem das ligações e mensagens recebidas contendo solicitações de dados.
Já os ataques por meio do falso empréstimo consignado ocorre quando o golpista se passa por um funcionário de instituição financeira e oferece empréstimos com condições vantajosas. Além disso, a Febraban alerta que não existe nenhum empréstimo em que a pessoa precise fazer qualquer tipo de pagamento antecipado.
O terceiro golpe mais aplicado te sido ajuda em ATM (terminal de autoatendimento), onde o cliente está fazendo uma transação financeira e o criminoso oferece ajuda, com o intuito em visualizar a senha e depois trocar o cartão verdadeiro por outro. Dessa forma, para evitar é só procurar um funcionário identificado do banco.
Já o golpe do falso presente de aniversário/falso brinde é quando entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde para entregar ou um presente de aniversário, e insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente. Contudo, solicitam pagamento de taxa de entrega, que só pode ser paga com cartão.
Para não sofrer o golpe, basta rejeitar presentes e brindes inesperados, além de não fornecer dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções. O quinto golpe são de vendas falsas. Ou seja, são criadas páginas falsas que simulam e-commerce, enviam promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e investem na criação de perfis falsos de lojas em redes sociais.
Contudo, para reduzir as chances de golpes, basta ficar atento com links recebidos em e-mails e mensagens e dê preferência aos sites conhecidos para as compras.
Quais os últimos 5 golpes mais aplicados?
No caso do golpe do Whatsapp, os golpistas enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente de site de vendas ou de empresa que a vítima tem cadastro. Assim, pedem o código de segurança. Porém, uma medida para evitar é habilitar a opção “Verificação em duas etapas”.
Já na pescaria digital, mais conhecida como phishing, se trata de uma fraude eletrônica, que visa obter dados pessoais do usuário. Ou seja, é um ataque por mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Para evitar, basta não clitar nos links recebidos e mantenha o antivírus atualizado.
A oitava mais aplicada tem sido o falso motoboy, onde tudo começa com uma ligação ao cliente dizendo que o cartão foi clonado, e que é preciso bloqueá-lo. Assim, é orientado r o cartão ao meio e pedir um novo pelo atendimento eletrônico. Porém, o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar transações.
Por isso, nunca passe dados pessoais, especialmente numeração dos cartões pela internet. O nono golpe mais aplicado em idosos é a troca de cartões. Dessa forma, os criminosos cibernéticos se passam de vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na máquina de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo.
Para que evite o golpe, é importante ficar atento na hora das compras. Ou seja, verifique se é mesmo o seu nome impresso no cartão devolvido e, se possível, passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa.
Por fim, o golpe do falso sequestro. Nesse, a vítima é contatada por telefone e os criminosos simulam uma voz de choro, chama a vítima de pai ou mãe e diz que foi sequestrado. De fato, é um dos mais conhecidos, mas para evitar, sempre desconfie e não tome atitudes precipitadas.