Trabalhou em 2023? Conheça as regras para você receber o PIS 2025
Com o objetivo em beneficiar milhões de brasileiros, o Governo Federal decidiu anunciar os favorecidos no PIS 2025, que desejam utilizar o ano-base 2023. Dessa forma, é preciso estar aprovado no sistema e também ter a carteira de trabalho assinada no período para ter direito ao saque do valor do PIS/Pasep.
Apesar do tempo já ter passado, o órgão responsável garantiu que, devido um atraso no calendário oficial, o pagamento será feito aos beneficiários, porém, apenas em 2025. Nesse modo, o PIS é liberado somente trabalhadores que atuam no setor privado, assim, os proprietários das empresas devem ter feito o pagamento.
Por outro lado, para os registrados em carteira no setor público, o Pasep também já foi reservado para ser pago no próximo ano. Dessa forma, os beneficiários terão direito através de depósitos no Banco do Brasil, que é a instituição bancária que possui convênio com o governo municipal, estadual e federal.
Como ter acesso ao PIS 2025 do ano-base 2023?
Antes de mais nada, é muito importante entender que somente os trabalhadores que tiveram a carteira assinada em 2023 terão direito ao valor. Portanto, precisa seguir uma série de critérios estabelecidos pelo Governo Federal para poder realizar a solicitação de saque da quantia disponível na conta PIS.
Dito isso, é necessário estar cadastrado no PIS/Pasep há cinco anos, ter a carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano base, que é 2023, ter recebido até dois salários mínimos em média mensal e também estar com os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Ainda não foi confirmado o calendário oficial do abono salarial. Ou seja, é preciso esperar o anúncio para saber a data de pagamento. Nos cronogramas anteriores, o governo garantiu o depósito no mês de nascimento do beneficiário e os primeiros a receberem são os nascidos em dezembro e a quantia máxima é de R$ 1.502.
Qual o calendário de pagamentos?
É importante entender que a verificação do saldo do PIS/Pasep pode ser feita online. Ou seja, através do portal GOV ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para os sistemas Android e iOS). Inclusive, as plataformas exibem os detalhes necessários após o login. Veja abaixo o calendário:
- Janeiro: disponível a partir de 15 de fevereiro de 2024;
- Fevereiro: disponível a partir de 15 de março de 2024;
- Março e abril: disponível a partir de 15 de abril de 2024;
- Maio e junho: disponível a partir de 15 de maio de 2024;
- Julho e agosto: disponível a partir de 15 de junho de 2024;
- Setembro e outubro: disponível a partir de 15 de julho de 2024;
- Novembro e dezembro: disponível a partir de 17 de agosto de 2024.