PRESENTÃO RECHEADO! IDOSOS de 65,66,67,68,69 anos pra cima que recebem até R$2.824 recebem PACOTÃO de PRESENTES e soltam fogos de alegria
Assegurar uma vida de qualidade para todos os idosos no Brasil ainda pode representar um obstáculo. Contudo, um projeto em discussão na Câmara dos Deputados tem o potencial de mudar a realidade para uma parcela da população brasileira que já atingiu a idade avançada. Para isso, um novo benefício precisa ser estabelecido.
A saber, segundo apurado, o novo programa, intitulado Fazer o Bem Para a Melhor Idade, tem como objetivo auxiliar no pagamento das despesas dos idosos residentes em asilos ou casas de repouso.
Portanto, deve-se incentivar a participação das empresas no custeio dessas despesas.
Como o novo benefício poderá operar e quem será beneficiado?
O programa será direcionado a idosos residentes em asilos ou casas de repouso. Para idosos com mais de 65 anos e renda mensal de até R$ 2.824,00 serão favorecidos, o valor foi estabelecido com base na isenção máxima do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Para garantir uma melhor qualidade de vida, as organizações podem oferecer suporte para os mais velhos. Se essa promoção for realizada, a empresa terá uma diminuição no montante a ser pago pelo Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e o desconto será disponibilizado por um período de até cinco anos, além disso, os valores poderão ser distribuídos por até três idosos assistidos.
Contudo, essa dedução estará restrita a 5% do imposto devido anualmente. Além do desconto no valor do imposto, as organizações também podem receber um certificado de “Amigo do Idoso”.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados já aprovou o projeto. Neste momento, será examinado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e Cidadania. Depois, será necessário que o projeto seja aprovado pela Câmara e pelo Senado antes de se tornar lei e ter validade legal.
Carteira do idoso
A carteira do idoso é um documento que comprova a renda do indivíduo com mais de 60 anos para obter isenção no transporte interestadual e obter descontos na compra de passagens.
Ela atua como um benefício social assegurado pela Lei 10.741/03, com validade de dois anos. Para obtê-lo, é necessário comprovar uma renda inferior ou igual a dois salários mínimos.
Como também é conhecida, a carteira do idoso está ligada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e é bastante comum entre os aposentados e pensionistas do INSS.
Quem tem direito à Carteira do Idoso?
Todos os indivíduos acima de 60 anos que não possuem comprovação de renda e que ganham até 2 salários mínimos podem solicitar a carteira do idoso.
É necessário estar inscrito no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas do Governo Federal, para solicitar.
Se você ainda não possui o cadastro, deve procurar o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua residência para efetuar a inscrição. Atenção: o acesso ao NIS só pode ser obtido através do registro no CadÚnico.
Solicitando a carteira do idoso online
Acesse o site: A hora de solicitar sua carteira do idoso chegou e o primeiro passo é acessar o site Carteira do Idoso.
Escolha a alternativa desejada: Agora, é hora de escolher a opção desejada ao clicar em “Emitir Carteira”.
Entre na sua conta Gov.br: Neste instante, é necessário que você entre na sua conta Gov.br e faça a identificação pessoal. Se ainda não possui uma conta, é preciso criá-la.
Solicite a Carteira do Idoso: Depois de efetuar o login, uma janela solicitará sua permissão para usar suas informações. Selecione “Autorizar”. Na próxima tela, você terá as opções para solicitar serviços, que são:
- Emitir Carteira de pessoa idosa;
- Ver carteiras;
- Validar;
- Relatório.
Depois de emitir sua carteira do idoso, você pode fazer a impressão ou armazená-la no seu computador ou smartphone.
A validade da carteira do idoso é de dois anos. A própria carteirinha possui uma data de validade, portanto, sempre que estiver perto de expirar, peça uma nova e não fique sem a sua!
Solicitando a Carteira do Idoso pelo CRAS
É necessário comparecer pessoalmente ao local com as seguintes informações e comprovantes:
• Documento de identidade com foto;
• CPF;
• Número do NIS.
Se você ainda não está inscrito no CadÚnico, aproveite para se inscrever e já emitir sua carteira de idoso.
Cuidado: A emissão da carteira pelo CRAS pode levar até 45 dias para ser concluída. Se o beneficiário precisar com urgência, o CRAS pode fornecer uma declaração provisória.
Onde usar a carteira do idoso?
A carteira do idoso poderá ser utilizada sempre em viagens para fora do estado. O idoso deve se dirigir ao balcão da companhia e pedir sua passagem sem custo. Existem alguns benefícios que garantem ao idoso o direito a uma passagem de avião sem custo.
Esteja ciente de que apenas 2 assentos gratuitos estão disponíveis em cada viagem. Acima disso, a companhia deve disponibilizar bilhetes com desconto.
E, sempre que for solicitar o direito da gratuidade durante uma viagem, tenha em mãos a cópia ou a imagem da carteira armazenada no seu telefone. A verificação da sua carteirinha é realizada por meio do código QR presente nela.