FESTA HOJE 19/01! Novo auxílio de R$ 759: veja quem tem direito em 2025 e como solicitar o benefício
O Auxílio-Inclusão é um benefício concedido pelo Governo Federal a pessoas com deficiência que retornam ao mercado de trabalho e estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ele tem como objetivo incentivar a inclusão social e a autonomia financeira dessas pessoas, promovendo o acesso ao trabalho formal sem a perda imediata de benefícios.
O valor do Auxílio-Inclusão é equivalente a 50% do salário mínimo vigente e é pago mensalmente enquanto o beneficiário estiver trabalhando e recebendo até dois salários mínimos. Além disso, a concessão do benefício depende de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e da regularidade na perícia médica que atesta a deficiência.
O programa representa um importante avanço na inclusão social, ao oferecer suporte financeiro e estimular a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, sem que precisem abrir mão da segurança oferecida pelo BPC.
Novo auxílio de R$ 759: veja quem tem direito em 2025 e como solicitar o benefício
O Auxílio-Inclusão é destinado a indivíduos com deficiência moderada ou severa, comprovada por exames médicos, que já receberam o BPC antes de começar um emprego formal. Para se qualificar, a renda familiar per capita não deve exceder um quarto do salário mínimo e o Cadastro Único (CadÚnico) e o CPF do requerente devem estar atualizados.
Outra exigência é que o salário mensal do empregado não exceda dois salários mínimos. Se o beneficiário ficar desempregado, ele tem o direito de pedir a reintegração ao BPC, desde que os requisitos sejam cumpridos.
Como solicitar o auxílio-inclusão?
- Acesse a plataforma e faça login com sua conta gov.br.
- Escolha a opção “Novo Pedido” e selecione “Auxílio-Inclusão”.
- Preencha as informações e anexe os documentos necessários.
Também é possível fazer a solicitação através do número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Depois do pedido, o monitoramento pode ser realizado através da mesma plataforma ou através do telefone.
O Auxílio-Inclusão é cumulativo com a remuneração obtida através do trabalho, porém não pode ser combinado com aposentadorias, pensões ou outros benefícios da previdência. Se o beneficiário exceder o limite de renda ou já estiver recebendo outro auxílio, o pagamento será interrompido.
Como solicitar o benefício pelo site MEU INSS
- Acesse o Meu INSS
- Faça login no sistema, escolha a opção “Novo pedido” ou utilize o campo editável onde constam a pergunta “Do que você precisa?” e uma lupa. Digite a palavra “inclusão” e selecione Auxílio-Inclusão à pessoa com deficiência.
- Siga todas as etapas até a conclusão do requerimento.
- Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Consultar Pedidos”.
Caso seja necessário o atendimento presencial para comprovar alguma informação, o requerente será previamente informado.
É crucial manter o cadastro pessoal constantemente atualizado, incluindo o fornecimento de um endereço de email e número de celular para receber as comunicações do INSS.