FESTA HOJE 19/01! Novo auxílio de R$ 759: veja quem tem direito em 2025 e como solicitar o benefício

O Auxílio-Inclusão é um benefício concedido pelo Governo Federal a pessoas com deficiência que retornam ao mercado de trabalho e estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ele tem como objetivo incentivar a inclusão social e a autonomia financeira dessas pessoas, promovendo o acesso ao trabalho formal sem a perda imediata de benefícios.

O valor do Auxílio-Inclusão é equivalente a 50% do salário mínimo vigente e é pago mensalmente enquanto o beneficiário estiver trabalhando e recebendo até dois salários mínimos. Além disso, a concessão do benefício depende de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e da regularidade na perícia médica que atesta a deficiência.

O programa representa um importante avanço na inclusão social, ao oferecer suporte financeiro e estimular a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, sem que precisem abrir mão da segurança oferecida pelo BPC.

Novo auxílio de R$ 759: veja quem tem direito em 2025 e como solicitar o benefício - Foto: Reprodução
Novo auxílio de R$ 759: veja quem tem direito em 2025 e como solicitar o benefício – Foto: Reprodução

Novo auxílio de R$ 759: veja quem tem direito em 2025 e como solicitar o benefício

O Auxílio-Inclusão é destinado a indivíduos com deficiência moderada ou severa, comprovada por exames médicos, que já receberam o BPC antes de começar um emprego formal. Para se qualificar, a renda familiar per capita não deve exceder um quarto do salário mínimo e o Cadastro Único (CadÚnico) e o CPF do requerente devem estar atualizados.

Outra exigência é que o salário mensal do empregado não exceda dois salários mínimos. Se o beneficiário ficar desempregado, ele tem o direito de pedir a reintegração ao BPC, desde que os requisitos sejam cumpridos.

Como solicitar o auxílio-inclusão?

  • Acesse a plataforma e faça login com sua conta gov.br.
  • Escolha a opção “Novo Pedido” e selecione “Auxílio-Inclusão”.
  • Preencha as informações e anexe os documentos necessários.

Também é possível fazer a solicitação através do número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Depois do pedido, o monitoramento pode ser realizado através da mesma plataforma ou através do telefone.

O Auxílio-Inclusão é cumulativo com a remuneração obtida através do trabalho, porém não pode ser combinado com aposentadorias, pensões ou outros benefícios da previdência. Se o beneficiário exceder o limite de renda ou já estiver recebendo outro auxílio, o pagamento será interrompido.

Auxílio-Inclusão, benefício concedido pelo Governo Federal a pessoas com deficiência que retornam ao mercado de trabalho e estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Imagem: Reprodução
Auxílio-Inclusão, benefício concedido pelo Governo Federal a pessoas com deficiência que retornam ao mercado de trabalho e estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Imagem: Reprodução

Como solicitar o benefício pelo site MEU INSS

  1. Acesse o Meu INSS
  2. Faça login no sistema, escolha a opção “Novo pedido” ou utilize o campo editável onde constam a pergunta “Do que você precisa?” e uma lupa. Digite a palavra “inclusão” e selecione Auxílio-Inclusão à pessoa com deficiência.
  3. Siga todas as etapas até a conclusão do requerimento.
  4. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Consultar Pedidos”.

Caso seja necessário o atendimento presencial para comprovar alguma informação, o requerente será previamente informado.

É crucial manter o cadastro pessoal constantemente atualizado, incluindo o fornecimento de um endereço de email e número de celular para receber as comunicações do INSS.

Thaymã Rocha

Especialista em Redação, escreve textos para o Benefícios do Dia com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *