Gol começa a aceitar saque-aniversário do FGTS em pagamento de passagens aéreas

Gol começa a aceitar saque-aniversário do FGTS em pagamento de passagens aéreas. Imagem: Reprodução
Gol começa a aceitar saque-aniversário do FGTS em pagamento de passagens aéreas. Imagem: Reprodução

A GOL Linhas Aéreas revelou uma inovação no pagamento de passagens. Os clientes agora podem usar a antecipação do saque-aniversário do FGTS para comprar bilhetes. Essa opção já estava disponível na Azul desde junho.

Gol passará a aceitar saque aniversário do FGTS em pagamento de passagens aéreas

A empresa informa que é possível antecipar até dez anos de saques para a compra. O saldo mínimo nas contas do FGTS deve ser de R$ 300, e a compra precisa ser feita pelo menos 4 dias antes da viagem. Essa novidade resulta de uma parceria entre a GOL, o Banco Digio (banco digital do Bradesco) e a Finantech. O uso do saque-aniversário só vale para compras no site da GOL e com o Digio.

O saque-aniversário, criado em 2018, permite que o trabalhador use parte do FGTS anualmente, sem precisar ser demitido, se aposentar ou ter uma doença grave. Além do saque anual, a modalidade também permite usar o dinheiro como garantia para empréstimos. O governo Lula planeja acabar com essa opção em breve.

Como vai funcionar o pagamento?

Para pagar passagens com o saque-aniversário, o cliente precisa primeiro aderir a essa modalidade pelo app do FGTS da Caixa Econômica Federal. No mesmo app, deve autorizar o Banco Digio a ver as informações do saldo do FGTS. O pedido de pagamento será analisado e, depois, autorizado pela Caixa após consulta.

“A parceria com o Banco Digio e a Finantech é um passo importante para democratizar o acesso às viagens aéreas, permitindo que mais pessoas planejem suas férias e momentos especiais utilizando um recurso que já possuem no seu dia a dia.” disse em nota Diogo Lopes, o diretor de Meios de Pagamento da Gol.

“Nosso objetivo é permitir que as pessoas tenham mais possibilidades financeiras para seus momentos de lazer, utilizando recursos que já são delas, como a antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, sem comprometer a renda mensal ou criar dívidas futuras para obter passagens na Gol” enfatiza o diretor financeiro do Digio, André Fonseca.

Entenda as regras do saque aniversário do FGTS para 2024

Embora o governo tenha mencionado possíveis alterações significativas no saque-aniversário do FGTS para 2024, até agora não houve confirmação oficial.

Portanto, a principal novidade para este ano refere-se às datas de pagamento para quem já optou por essa modalidade:

  • Nascidos em janeiro: de 2 de janeiro a 29 de março;
  • Nascidos em fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril;
  • Nascidos em março: de 1º de março a 31 de maio;
  • Nascidos em abril: de 1º de abril a 28 de junho;
  • Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho;
  • Nascidos em junho: de 3 de junho a 30 de agosto;
  • Nascidos em julho: de 1º de julho a 30 de setembro;
  • Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro;
  • Nascidos em setembro: de 2 de setembro a 30 de novembro;
  • Nascidos em outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro;
  • Nascidos em novembro: de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025;
  • Nascidos em dezembro: de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.

Caso as mudanças propostas pelo governo sejam aprovadas, o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário do FGTS poderá sacar o valor remanescente na demissão sem justa causa, o que atualmente não é permitido.

Como fazer e quem pode solicitar a antecipação do saque-aniversário?

A antecipação do saque-aniversário FGTS é uma opção de crédito oferecida por várias instituições financeiras. É possível antecipar até 10 anos do valor do saque-aniversário como forma de empréstimo.

Essa oferta está associada a uma taxa de juros que varia conforme cada operação. Para solicitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, é necessário seguir algumas etapas:

  • Entrar em contato com a sua instituição financeira que tenha essa opção de crédito;
  • Solicitar informações sobre o funcionamento do acesso ao recurso, em especial sobre a documentação necessária, taxas de juros, prazos de pagamentos e outras condições implícitas;
  • Com todos os dados em mãos, é hora de analisar a proposta em relação à sua necessidade e ao seu orçamento financeiro;
  • Para dar sequência à contratação da antecipação do saque-aniversário do FGTS, a instituição financeira escolhida por você passará as informações para te ajudar.

Como a antecipação do saque-aniversário do FGTS difere entre bancos e cooperativas, os critérios de elegibilidade podem variar; assim, é importante se informar.

No entanto, um requisito básico é comum: o trabalhador deve ter carteira assinada e saldo no FGTS, além de ter optado pelo saque-aniversário.

Thaymã Rocha

Especialista em Redação, escreve textos para o Benefícios do Dia com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *