ADEUS confirmado! Fechamento de mais de 120 agências da Caixa é confirmado em veredito hoje 10/01 e deixa clientes apavorados

A Caixa Econômica Federal, popularmente conhecida como Caixa, é uma das principais instituições financeiras públicas do Brasil. Criada em 1861, sua missão inicial era promover a poupança popular e oferecer crédito, especialmente para as camadas mais necessitadas da população. Ao longo dos anos, tornou-se um pilar fundamental no desenvolvimento social e econômico do país.

Além de ser responsável por programas sociais como o Bolsa Família e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a Caixa desempenha um papel crucial no financiamento habitacional, especialmente por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Sua atuação amplia o acesso à moradia e reduz desigualdades.

Com mais de 150 anos de história, a Caixa também se destaca pela gestão das loterias federais e pelo suporte à infraestrutura pública e privada. Sua presença está em todo o território nacional, consolidando-se como um banco do povo brasileiro e um agente transformador da sociedade, porém, devido um anúncio recente, clientes estão apavorados com o fechamento de agências.

CAIXA. Foto: Reprodução
CAIXA. Foto: Reprodução

Fechamento de mais de 120 agências da Caixa é confirmado em veredito e deixa clientes apavorados

No dia 25 de junho de 2024, durante uma reunião com a Contraf-CUT, a direção da Caixa anunciou o fechamento de 128 agências de atendimento presencial. A reunião ocorreu em meio a rumores sobre o fechamento de agências, situação que tem provocado insegurança nos funcionários e estimulado a discussão sobre o assunto durante a Campanha Nacional dos Bancários 2024.

Simultaneamente, o encontro forneceu respostas aos funcionários do banco. Afinal, a administração do banco garantiu que a decisão não resultaria em demissões ou diminuição do salário dos funcionários.

Portanto, decidiu-se que os colaboradores seriam transferidos para agências digitais ou outras instalações físicas próximas às que serão fechadas, reduzindo, assim, o efeito. Portanto, caixa, tesoureiro, avaliador de penhor e gerente PJ, que não ocuparão posições nas agências digitais, seriam remanejados para as agências mais próximas.

Além disso, os colaboradores tinham a opção de continuar com o atendimento presencial, caso não se adaptassem ao modelo digital. No entanto, ainda não há detalhes sobre a forma das novas agências digitais ou o local onde serão instaladas.

“Levantamos essa preocupação, pois as agências digitais que existem hoje passaram por processos de tentativa e erro quanto à estrutura e formato de medição de trabalho, o que até hoje não está redondo. Há agências em locais insalubres e há reclamações quanto à métrica de mensuração, e nós cobramos que esse processo resolva situações como essa, pois há o risco de se agravarem”, disse a diretora a Apcef/SP, Vivian Sá.

“Apenas migrar para o digital não garante disputar clientes com os demais bancos. É preciso oferecer produtos com foco naquilo que é o nosso carro chefe, que é o atendimento social a uma enorme massa de pessoas, ávidas pelos serviços que nós podemos oferecer, mas acabamos perdendo parte deste público por carência de pessoal e infraestrutura das agências”, disse Rafael de Castro.

Foto: Reprodução
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A Caixa Econômica Federal é responsável por:

  • Captar depósitos à vista
  • Realizar operações ativas
  • Prestar serviços
  • Conceder empréstimos e financiamentos
  • Centralizar o recolhimento e aplicação do FGTS
  • Operar os jogos lotéricos
  • Gerir programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil, o FIES e o Minha Casa Minha Vida

Thaymã Rocha

Especialista em Redação, escreve textos para o Benefícios do Dia com temas de Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador e Economia.

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