COMUNICADO GERAL desta quarta-feira 27/11 confirmado para quem tem conta poupança na CAIXA de 2012,2013,2014,2015,2016,2017,2018,2019,2020,2021 a 2024

Poupar dinheiro nem sempre é uma tarefa simples, principalmente para quem está iniciando sua jornada no universo das finanças pessoais.

Felizmente, a caderneta de poupança, um dos produtos financeiros com mais tradição no Brasil, pode ser uma alternativa atraente para aqueles que buscam formar uma reserva de emergência ou poupar para metas de curto prazo.

Porém, muitos cidadãos brasileiros podem possuir fundos esquecidos em contas inativas, o que levanta a dúvida: como resgatar uma antiga caderneta de poupança?

Caixa Poupança
Caixa Poupança. Foto: Reprodução

O que é a Caderneta de Poupança?

A caderneta de poupança é um dos produtos financeiros mais utilizados no Brasil, possibilitando que as pessoas depositem dinheiro e, em contrapartida, recebam um valor reduzido de juros.

Esta aplicação é vista como de baixo risco e proporciona uma grande proteção aos seus proprietários, pois está amparada pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o montante de R$ 250 mil.

Embora ofereça taxas de juros inferiores em relação a outros investimentos de renda fixa e variável, a caderneta de poupança se sobressai pela sua incrível adaptabilidade, tornando-se uma alternativa atrativa para quem deseja poupar para metas de curto prazo e não possui experiência na gestão do seu dinheiro.

Como funciona a Caderneta de Poupança

A rentabilidade da caderneta de poupança é determinada por duas regras diferentes, dependendo do nível da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia do Brasil.

Antiga Caderneta de Poupança
Para as poupanças criadas antes de 4 de maio de 2012, a remuneração é de 0,5% ao mês, acrescida da Taxa Referencial (TR). Significa que a antiga caderneta de poupança proporciona um rendimento mínimo anual de 6%.

A Taxa Referencial (TR) é um indicador usado pelo governo brasileiro para apoiar no controle da inflação e ajustar as políticas econômicas, impactando investimentos como o Tesouro Direto, a poupança, o crédito imobiliário e o FGTS.

O Banco Central do Brasil a determina com base nos Certificados de Depósito Bancário (CDBs) mensais emitidos pelas 30 maiores instituições financeiras do país.

Poupança na Caderneta após 2012
Em 2012, durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, a Lei no 12.703, que modificou os ganhos da poupança, entrou em vigor. Desde aquele momento, o ganho da poupança está ligado à taxa Selic.

Quando a taxa Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, a poupança terá um rendimento equivalente a 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR).
Quando a taxa Selic for igual ou superior a 8,5% ao ano, a poupança terá um rendimento de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR).

Assim, com a taxa Selic a 13,75% ao ano em outubro de 2022, a poupança rendeu 0,65% ao mês durante esse período.

Recuperando uma antiga Caderneta de Poupança

Muitos brasileiros podem ter deixado dinheiro em poupanças inativas. Em tais circunstâncias, o Banco Central do Brasil (BC) desenvolveu um sistema conhecido como “Valores a Receber” para facilitar a localização e o levantamento desses fundos.

Por meio desta plataforma, é possível verificar a presença de quantias a serem recebidas, incluindo as provenientes de cadernetas de poupança passadas. No entanto, o sistema está temporariamente indisponível desde abril de 2022, por causa de uma paralisação dos funcionários do órgão.

Assim que o “Valores a Receber” for reativado, os clientes serão capazes de verificar se há dinheiro disponível para retirada e, se houver, efetuar o saque de maneira fácil.

Guia passo a passo para recuperar sua antiga Caderneta de Poupança

  • Acesse a sua conta bancária através do computador ou do celular;
  • Selecione a opção “Entrar na sua conta” e forneça sua agência, número da conta e senha;
  • Na página inicial, você terá acesso a dados sobre o saldo existente. Selecione a opção “Exibir extrato”;
  • No extrato, escolha a opção “Poupança” para ver o saldo, as movimentações e as retiradas da sua conta;
  • Se detectar valores a serem resgatados, entre em contato com o seu banco para começar o procedimento de retirada.

Embora a caderneta de poupança faça parte da vida financeira dos brasileiros desde o Império, ela encontra alguns obstáculos em relação a outros investimentos disponíveis no mercado.

Apesar de proporcionar liquidez diária e isenção de imposto de renda, suas taxas de juros têm se mostrado menos atraentes, particularmente em situações de elevação da taxa Selic.

Investimentos como Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Fundos de Investimento e Tesouro Direto estão se tornando alternativas mais lucrativas para aqueles que procuram um retorno mais duradouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *