Custando menos de R$30 mil, carro popular da Ford deixa modelos atuais no mercado de SUV no chinelo com consumo surreal
O setor automotivo no Brasil sempre valorizou carros com boa relação custo-benefício, e o veículo econômico da Ford que se sobressai hoje é o Ford EcoSport. Lançado em 2003, o Ford EcoSport foi o primeiro SUV compacto no Brasil, uma categoria pouco explorada na época, mas que logo cativou os consumidores. Mesmo anos após seu lançamento, esse carro acessível da Ford continua sendo uma escolha atraente, principalmente por seu preço competitivo, baixo consumo e popularidade crescente entre quem busca um veículo resistente e eficiente.
O primeiro SUV compacto: o Ford EcoSport
Quando o Ford EcoSport chegou ao mercado brasileiro, muitos ainda não conheciam o termo SUV (Veículo Utilitário Esportivo). Porém, esse carro econômico da Ford logo se tornou um dos mais desejados, especialmente por oferecer a funcionalidade de um utilitário esportivo em tamanho compacto e com preço acessível.
O EcoSport nasceu do projeto Amazon, baseado na terceira geração do Fiesta, outro sucesso da marca. Inicialmente oferecido em três versões – XL, XLS e XLT – o veículo acessível da Ford tinha opções de motores para diferentes necessidades dos consumidores.
Com motores 1.0 Supercharger (95 cv), 1.6 Zetec RoCam (98 cv) e 2.0 Duratec de 143 cv, todas as versões vinham com câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira. Em 2004, a versão top de linha recebeu uma melhoria importante com a introdução da tração integral sob demanda (4WD), tornando o EcoSport ainda mais versátil e atraente para diversos tipos de terrenos.
Ford EcoSport: Popularidade e inovações ao longo dos anos
O Ford EcoSport não só apresentou o conceito de SUV compacto no Brasil, como também trouxe várias novidades ao longo dos anos, mantendo o modelo competitivo e querido. Em 2005, o EcoSport foi o primeiro SUV a usar tecnologia flex, com um motor 1.6 que produzia até 111 cv, permitindo o uso de etanol ou gasolina. Isso fortaleceu ainda mais a posição do carro popular da Ford no mercado, tornando-o uma opção prática e econômica para os consumidores.
O modelo também ganhou a série especial FreeStyle em 2005, que virou um sucesso de vendas e acabou se tornando uma versão regular na linha da Ford. Em 2006, o EcoSport passou a oferecer opção de câmbio automático, atendendo à crescente demanda por mais conforto no trânsito urbano.
A primeira grande renovação do Ford EcoSport aconteceu em 2007, focando principalmente na frente e no interior, com novos isolamentos acústicos para reduzir barulhos internos, uma reclamação comum dos donos.
Pontos importantes a analisar antes de comprar um Ford EcoSport usado
Embora o Ford EcoSport seja um carro popular da Ford muito apreciado, especialmente pelo preço acessível e consumo econômico de 13,7 km/l, há alguns pontos que os compradores devem considerar antes de adquirir um modelo usado.
Um problema comum relatado é o embaçamento dos faróis devido à entrada de água entre a lente e o refletor. Uma solução simples e barata é aplicar uma fina camada de silicone na fenda, evitando trocar o farol.
Outro aspecto a considerar é a qualidade dos plásticos internos. Muitos donos reclamam de irritação com barulhos vindos dos acabamentos internos, como portas, painel e porta-malas.
O volante, igual ao do Fiesta, tende a descascar com o tempo. O suporte do estepe na tampa do porta-malas pode gerar ruídos externos após alguns anos, incomodando motoristas mais exigentes.
Na suspensão, é importante checar durante o test drive se os amortecedores fazem barulho. A Ford tentou resolver isso com mantas antirruído nas autorizadas, mostrando a importância de ficar atento a esse detalhe ao comprar um Ford EcoSport usado.
Qual versão do Ford EcoSport é a melhor?
Se você sonha com um SUV, mas tem orçamento limitado, o carro popular da Ford, o EcoSport de primeira geração, pode ser ideal. Embora menor que uma Chevrolet Blazer, atende bem famílias pequenas, com um porta-malas de 296 litros, suficiente para o dia a dia.
Para quem busca um carro compacto e prático, o Ford EcoSport oferece ótima posição de dirigir, perfeita para o trânsito das grandes cidades brasileiras. Sua boa altura do solo ajuda a enfrentar obstáculos, e o tamanho compacto facilita estacionar em vagas apertadas.
Sobre as versões, é melhor evitar a 1.0 Supercharger, rara e considerada um mico no mercado devido ao motor fraco e alto consumo.
A dica é escolher as versões 1.6 flex, que oferecem melhor desempenho sem gastar muito combustível. Modelos a partir de 2005 podem ser encontrados por cerca de R$ 28.500, enquanto a versão XLT automática 2.0, lançada em 2007, custa em média R$ 35 mil.
Ford EcoSport: Um carro popular que ainda se destaca hoje em dia
Mesmo anos após seu lançamento, o Ford EcoSport continua atraente no mercado de SUVs, especialmente para quem procura um carro popular da Ford econômico e acessível.
Com preço abaixo de R$ 29 mil, o EcoSport supera muitos modelos atuais, oferecendo uma mistura de resistência, praticidade e economia que poucos carros na mesma faixa conseguem igualar.
Para uso na cidade ou em estradas mais difíceis, o Ford EcoSport continua sendo uma opção confiável para quem busca um carro seguro e eficiente, mantendo sua relevância no competitivo mercado de carros brasileiro.