Antecipação do FGTS: Veja como funciona o saque fora de época e os riscos envolvidos
Há uma chance de o trabalhador adiantar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), numa espécie de empréstimo consignado. Essa opção só é válida para o saque-aniversário, não para todas as modalidades de saque do Fundo de Garantia.
O saque-aniversário do FGTS é uma alternativa ao saque-rescisão. Sem antecipação, essa modalidade permite ao trabalhador receber de 5% a 50% do saldo disponível em sua conta do Fundo de Garantia uma vez ao ano.
Antecipação do saque-aniversário do FGTS
Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e a empresa Zetta revelou que 45% dos trabalhadores escolhem antecipar o saque-aniversário do FGTS para quitar dívidas em atraso. Os dados também mostraram que mais de 60% dos entrevistados concordam que as taxas do empréstimo com FGTS são menores em comparação a outras modalidades, como o crédito pessoal.
A mesma pesquisa ainda indicou que 70% dos entrevistados acreditam que não ter uma parcela mensal para pagar o empréstimo é um dos atrativos dessa modalidade de crédito. Isso porque a antecipação do FGTS funciona assim:
- O trabalhador que já está dentro da modalidade de saque-aniversário solicita a antecipação do FGTS;
- De uma única vez ele recebe o valor que seria pago em anos por essa modalidade, podendo antecipar de 3 a 12 anos;
- Há aplicação de juros que diminuem a quantia original;
- O pagamento deste empréstimo é feito com o desconto da parcela do saque-aniversário pelo banco. Ou seja, o banco recebe no lugar do trabalhador.
Quanto posso antecipar o FGTS pelo saque-aniversário?
O valor a ser recebido na antecipação do FGTS depende de dois fatores: o saldo atual na conta do trabalhador e o banco escolhido para o empréstimo. Alguns bancos permitem a antecipação de até 12 anos, mas é importante entender que quanto mais anos antecipados, maiores serão os juros e o valor cobrado.
Enquanto o contrato de empréstimo não for quitado, uma parte do saldo do FGTS fica bloqueada para o pagamento das parcelas ao banco. Para calcular, o banco usa uma tabela que indica quanto é possível receber pelo saque-aniversário por ano:
Empréstimo do saque-aniversário do FGTS
Atualmente, para obter a antecipação do Fundo de Garantia, o trabalhador deve autorizar o banco a consultar seu saldo. Após a consulta, a instituição simula quanto aquele cidadão tem direito a receber.
O pedido do empréstimo é feito ao banco, mas a autorização no aplicativo do FGTS é obrigatória.
- Acessar o App do FGTS e fazer login;
- Clicar no card “Autorizar banco a consultar meu saldo”;
- Escolher a opção “Saque-aniversário”;
- Agora, digitar o nome do banco que poderá consultar seu saldo e confirmar;
- Feito isso, a contratação do empréstimo acontece no próprio banco.
Geralmente, o pedido é feito pelo aplicativo do banco na opção “Empréstimo”, mas também pode ocorrer em conversa direta com o gerente ou funcionário.
Quais são os riscos de pedir a antecipação do FGTS?
Como em qualquer operação, existem riscos ao solicitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS. Segundo o Mapa Serasa Crédito, levantamento mensal que estuda o cenário de crédito no Brasil, os brasileiros usaram o empréstimo do FGTS para pagar contas do dia a dia.
No entanto, a longo prazo, essa pode não ser a melhor opção para o pagamento de despesas diárias. As contrapartidas à contratação são:
- O valor do contrato do empréstimo fica bloqueado no Fundo de Garantia até que haja o pagamento total;
- Quanto mais empréstimos forem feitos, menor será o saldo disponível na conta;
- Na demissão sem justa causa o cidadão perde direito de receber o saque-recisão, porque essa é uma regra do saque-aniversário.