R$ 283 milhões: Trabalhadores são convocados para sacar dinheiro esquecido do abono salarial PIS/PASEP estão disponíveis; consulte seu valor
Você sabia que o abono salarial PIS/PASEP pode ser esquecido? Aproximadamente 720 mil trabalhadores ainda não receberam mais de R$ 283 milhões em abonos salariais, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Os programas do governo federal PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) oferecem abonos salariais anuais aos funcionários do setor público e privado. O valor do abono depende do número de meses trabalhados no ano-base e do salário mínimo atual.
O número do PIS é usado para se registrar no Programa de Integração Social. Essa numeração é estabelecida no registro do primeiro emprego e permanece inalterada mesmo após uma mudança para uma função pública ou empresa.
Uma contribuição de natureza tributária, o Programa de Integração Social visa financiar benefícios como seguro-desemprego e abono salarial.
As empresas privadas contribuem mensalmente para o programa, que é enviado para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que ajuda a conectar os trabalhadores do setor privado com o crescimento da empresa.
Por que ainda há dinheiro não sacado?
Existem várias razões pelas quais os funcionários podem não receber o abono salarial, como:
- Desconhecimento do direito: muitos trabalhadores não sabem que têm direito ao abono ou não consultam regularmente se possuem valores a receber;
- Falta de atualização dos dados cadastrais: erros ou informações desatualizadas nos dados cadastrais podem impedir o pagamento do abono;
- Dificuldade de acesso aos canais de atendimento: alguns trabalhadores podem ter dificuldades para acessar os canais de atendimento para realizar o saque.
Como consultar e sacar o abono salarial?
Para consultar se você tem direito ao abono salarial e verificar o valor a receber, você pode utilizar os seguintes canais:
- Carteira de Trabalho Digital: acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e consulte a seção de abono salarial;
- Portal Gov.br: acesse o portal do Governo Federal e procure pela consulta ao abono salarial.
Calendário de pagamento
O pagamento do abono salarial é realizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Para consultar o calendário completo, acesse o site da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil, dependendo do seu vínculo empregatício.